Olá, meus amores, tudo bem?? Prontos para mais uma resenha?? Lá vai então, o livro de hoje a ser resenhado é :


LIVRO: Respeite o Medo
AUTORA: Ana Cristina Soares
EDITORA: Chiado Editora
PÁGINAS: 167
ANO: 2016

SINOPSE: O cara gente boa namora uma vadia, acha que ela é uma fofinha, mas está enganado. O outro namora uma princesa e nem percebe. A víbora tenta dar um golpe na gordinha-sem-graça e se dá mal, mas nem tanto. Numa festa cheia de maluco-beleza e muitas risadas, as coisas saem totalmente do controle. Não é engraçado. E o pavor inominável, mais antigo que o mundo, espera o tempo que for para vencer. Raiva, cobiça e inveja. Dome-as, controle-as ou elas vão controlar você. Ressentimento. Fúria. Preguiça. São horríveis, impublicáveis e inconfessáveis mas você também já sentiu. Mas pode continuar fingindo que não. Mas, o medo… o Medo é diferente. O Medo é como a Morte. Frio e implacável. E por isso mesmo, incrivelmente belo. Não ria, não desafie, não se iluda.  Respeite o medo.

"Às vezes, o mal tem rosto de um anjo"
           Nunca tinha lido um livro de contos. Nunca tive vontade, porém após resolver fazer um Instagram literário com Iggy (parceira/amiga diva). Resolvemos tentar conseguir algumas parcerias. Ana Cristina foi uma das que queríamos muito como parceira. Pois bem, ela aceitou a parceria e nos mandou um exemplar do seu livro.

              No começo meio que desanimei, não senti muita vontade de ler, vou confessar (tenho medo do novo). Como nunca tinha lido contos, resolvi arriscar. Pois é, minha gente, esse livro contém 20 contos e posso adiantar a vocês que há uma mistura de gêneros literários (romance, suspense, comédia) nas histórias, mas todos voltados para diversos tipos de medo, o que, a meu ver é ótimo!

             Logo quando iniciei o primeiro conto “Má companhia”, já me surpreendi com a escrita, minha atenção já foi toda voltada para o conto, confesso que queria um livro todo com umas 300 páginas só da primeira história, e quando ela acabou eu fiquei tipo 😱 😱 😱 😱 Quero mais! O conto, fala da história de um homem chamado Alfredo que é um moço rico que se apaixona por Ângela, uma mulher de classe econômica inferior a dele. Ele começa a duvidar das intenções da moça por conta de conversinhas vindas de seu amigo, Olavo. Esse amigo insiste em querer afirmar que a moça é só uma golpista. Alfredo fica com o "pé atrás", mas continua seu relacionamento com a moça. Até que de tanto dar ouvidos as acusações, ele resolve se proteger... O final da história é realmente chocante.
Temos medo do que não deveríamos ter, e do que temos que ter medo, simplesmente ignoramos.


          O segundo conto é o que dá nome ao livro. “Respeite o medo”, conta a história de Helena, uma moça que desde criança sente a presença de alguém em seu quarto durante a noite, nunca deixando-a dormir. Com o tempo Helena descobre que só consegue dormir com a presença da mãe, que também acaba sentindo a mesma sensação que a filha, assim fazendo com que mudassem da casa diversas vezes, porém depois de algum tempo “aquilo” sempre voltava. Alguns anos depois, a mãe de Helena morre, assim começa o tormento diário da moça. Helena procura ajuda de diversas partes, alguns dizem ser espíritos obsessores, outros afirmam ser lembranças reprimidas da infância, coisas de vidas passadas... Mas uma pessoa diz não ser nada, aquela a quem a mesma confia. Até que Helena, depois de ouvir várias suposições, resolve seguir uma em específico. Será que "aquilo" desaparece? Esse sem sombra de dúvidas foi o melhor conto.
 Aquele que eu parei e pensei “cadê o livro de 400 páginas contando “tim tim”, por “tim tim” de tudo que aconteceu com a vida de Helena?!”
         Está ai um pouquinho do que o livro traz, nenhum conto é igual ao outro, mas todos são maravilhosos, e tem o seu, vamos dizer “charme”. O gostoso das histórias é que você imagina um final, e a autora te surpreende com outro melhor ainda. O livro faz com que você viva a história, se sinta como parte dela, como se fosse o personagem principal. Deixa com gostinho de “aiiiiin cara, EU QUERO MAIS.” Esse livro mostra que existem vários tipos de medos, o medo de ser traído, de ser roubado, ser diminuído, medo da morte, das pessoas, dos lugares, medo de confiar, de perder, de ganhar. É uma leitura rápida de no máximo dois dias, muito emocionante, e nos instiga a querer mais e mais.

A autora despertou em mim o desejo de ler mais livros de contos, pois é tão envolvente quanto um livro com apenas uma história de 400 páginas.

Meus Parabéns pela belíssima obra Ana Cristina!  Desejo à você todo o sucesso do mundo.

 Se você se interessou pelo trabalho dela, pode encontrá-la nas seguintes redes sociais!  


Também pode comprar o livro nesse link:


Por Joyce Camilla


5 Comentários

  1. Eu amo livros de contos , pq além de serem leituras leves , as estórias são independentes o que evita o cansaço (no caso de ressaca é a melhor saída pra mim) ! Parabéns pela resenha.. bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. John,
      que bom que você gostou da resenha. Tenho certeza que os contos não são cansativos.
      um abraço,
      Ana

      Excluir
  2. Para uma primeira resenha, você se saiu muitooo bem amiga! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingritt que bom que você gostou da resenha! Eu também adorei!

      Excluir